Barriga inchada



Curso Práctico de Nutrição e Dietética

O que provoca a barriga inchada

barriga inchada Barriga inchadaA barriga inchada é provocada pela acumulação de gases, retenção de líquidos e o excesso de gordura. O inchaço da barriga e os gases podem muitas vezes indiciar a síndrome do intestino irritável. Sem que exista uma explicação científica cabal, este distúrbio do tubo digestivo afecta sobretudo as mulheres, provocando cólicas e desconforto abdominal. Este problema provoca a sensação de barriga inchada devido à grande sensibilidade aos gases.
Além dos factores que provocam a barriga inchada, atrás referidos, há também algumas doenças que causam a inflamação ou obstrução intestinal, como é o caso da doença de Crohn ou do cancro do colón. Além destas, as operações ou hérnias internas podem também transmitir a sensação de barriga cheia.

Alimentos que provocam a barriga inchada

Para evitar o inchaço da barriga, deverá reduzir o consumo de determinados alimentos que estão associados à produção de gases: feijão, ervilhas, lentilhas, grão-de-bico, soja, amendoim, batata-doce, repolho, couve-flor, massas, alfaces, doces, leite, chocolate, pêssego, banana, ameixa, sumo de maçã, sumo de pêra e de uva, carne de porco e enchidos. Embora estes alimentos provoquem um aumento do volume da barriga, não queremos com isto dizer que deve deixar de os comer, pois eles são fontes de energia, fibras, vitaminas e minerais. Consuma-os em doses moderadas.

Como evitar a barriga inchada

A barriga inchada é um sinal de desconforto, por isso se quer evitá-la, siga uma dieta equilibrada e mastigue bem os alimentos. Lembre-se que a primeira fase da digestão de alguns alimentos começa na boca. Alimentos bem triturados na boca facilitam depois a digestão no estômago e o seu esvaziamento.
Evite consumir comida com muita gordura, pois esta dificulta a digestão. Os açúcares também não ajudam, pois fermentam e facilitam a acumulação de gases na barriga. O picante provoca a acumulação de líquidos e sólidos.
Evite comer grandes quantidades de comida. Mastigue devagar e leve pequenas quantidades de comida à boca. Se comer rápido irá engolir muito ar, que contribuirá também para a formação de gases.
Evite as bebidas que contém cafeína, gás e álcool.
Evite fumar, porque o fumo facilita a acumulação de gases no aparelho digestivo.

Diminuir a barriga inchada

Para diminuir a barriga inchada deverá fazer refeições saudáveis e consumir alimentos que não incham a barriga: espargos, frango, coelho, peru, peixe e outros alimentos fáceis de digerir; verduras, legumes e frutas (kiwis e laranjas), principalmente as que têm poder diurético (melancia, pepino, beringela, entre outras), pois evitam que o seu corpo retenha líquidos, indispensável para conseguir uma barriga lisa.
Consumir grandes quantidades de líquidos é também muito importante para diminuir a barriga. Entram na lista, os iogurtes, principalmente os que contém bífidos; chás, sumos sem gás e sem açúcar e, sobretudo, muita água. A quantidade aconselhável, em média, é de dois litros/dia. Os líquidos estimulam o funcionamento dos intestinos e evitam a prisão de ventre.
Outros aliados para diminuir a barriga inchada são o CLA – Ácido Linoleico Conjugado, que se encontra em produtos de origem vegetal e ajuda a emagrecer; a alcachofra e a camomila, que previnem os gases e eliminam os líquidos em excesso; óleo de onagra que ajuda a evitar o inchaço da barriga devido ao período menstrual.

Exercícios para diminuir a barriga inchada

Para além do consumo de alimentos que ajudam a diminuir a barriga inchada, a prática regular de exercícios físicos (5 dias por semana será o ideal) também é muito importante, pois reduzem a gordura abdominal e fazem perder a barriga rapidamente. Deve efectuar exercícios cardiovasculares e abdominais, que ajudam a queimar a gordura em excesso. Estes exercícios abdominais deverão ser feitos em três séries de 20 ou 30 repetições no máximo.

Produtos que ajudam no tratamento da barriga inchada

  • Sculpt up – L’Oreal Paris
  • Gel Special Ventre – Elancyl
  • Cuidado adelgaçante e reafirmante especial barriga Abdo-Choc – Biotherm
  • Tratamento Abdómen e Ancas – Collistar
  • Gel refirmante para o abdómen com cafeína – Oriflame

Barriga inchada – Como disfarçar:

Caso não consiga reduzir a barriga inchada, poderá, pelo menos, disfarçá-la. Para disfarçar o inchaço da barriga, o ideal será utilizar umas camisolas intermédias em forma de trapézio, nem muito justas nem muito largas, para dar a ideia que tem uma barriga lisa.

Curso Práctico de Nutrição e Dietética




Categorias: Perder barriga | Tags: , , , , | 18 comments

Comentários (18)

  1. Pingback: Causas da barriga inchada | Barriga Lisa

  2. Eu sinto-me inchada desde a muitos anos más sempre soube do q era ma alimentacao , sou viciada em doces, chocolates más a uns días decidi cortar nos doces e a 9 días q faço uma dieta saudável sem nada de nada de doces más contínuo inchada e sinto-me mal e n vejo resultados .

  3. eu mi sinto tão desconoratavel quando mi minha barriga fica inchada tenho ate vergonha e sou magra mas so fico assim quando como alguns alimentos que não mi faz bem e muito orrivel.

  4. eu tbm estou com este problema nunca vi minha barriga desta forma,, e orrivel, estou tomando remedios etc,, mas e so comer um pouquinho e mais pronto a barriga fica enorme e pior e que no meu caso quando deito parece q. toda barriga vem p. cima da minha boca chego ate a fazer ou ter aquiela ansia de fomito..
    atte.

  5. Tenho passado por esse problema de barriga inchada por anos, mas parece que com a idade foi piorando, agora pareço estar grávida de tão inchada. Eu acho que ultimamente andei reaproveitando óleo de cozinha e isso ficou claro que dificulta a digestão, tbm tem o fato de não mastigar direito e comer rápido. Ficou claro pra mim. Obrigada !!!

  6. estou tomando suco verde,vamos ver o que vai dar?

  7. Eu também to com a barriga enchada,principalmente a noite.

  8. minha barriga fica inchada e parece q eu tenho barriga grande, mas eu nao tenho gordura para que ela fique grande.
    qndo como ela fica maior ainda, queria saber oq posso faser?

  9. Oi eu sou Michael tenho 21 anos e estou sofrendo com a barriga inchada, parece até que estou grávido,não mastigo direito, e tomo liquido quando como,meu intestino não funciona direito,quando durmo, minha barriga fica enorme, quando amanhece, ela diminui um pouco mas ainda não é seu estado normal, eu ha alguns anos atraz, tinha a barriga retinha, e comia da mesma forma, agora com 21 anos, engordei um pouco, e com isso minha barriga ficou muito inchada, como faço para ter aquela barriguinha que tinha a alguns anos atraz? Não faço exercícios físicos, mas quero dicas para ficar saudável dinovo, agradeço muito a vocês, tchau!!!!!!!!

  10. eu tenho 17 anos ,sou magra mas tenho a barriga grande
    nunca foi almedico saber qual o problema, então resolve
    pesquesar pra sber se tinha algum caso egual então encontrei esse e meu problema e barriga inchada, parece q estou gravida e insuportavel ,não posso comer nada forte q almenta mas ainda se vesto uma blusa apertada fica horivel da vontade de chorar ,mas vou procurar um medeco .obrigda pela atenção e espero
    q nos encotramos um remedio para esso .

  11. precisava de alguma receita caseira de um drenante para a barriga inchada. agradeço

  12. EU TBEM TENHO BARRIGA INCHADA O MEDICO FALOU Q É GASES

  13. A minha barriga fica tão grande q as pessoas acha q eu estou até grávida, e ela dói muito

  14. A minha barriga fica tão grande q as pessoas acha q eu estou até grávida, e ela dói muito.Vou seguir as dicas e espero q elas resolvam o meu problema.fico muito grata pelas dicas.

  15. tenho este problema a muito tempo.. ja foi muitas vezes ao medico e ele nao me deu solucaoes, apenas me receitava sempre algum remedio que acabava por deixar de tomar ,pois nao me resolvia nada.

    Gostava de conversar com a “Raires souza”

  16. oi gente eu me chamo Larah tenho 12 anos eu tambem tenho essse tipo de problema, minha barriga esta inchada,sinto dores fortissimas e minha barriga esta como se estivesse inflamada, ate faltei a aula hoje.o que devo fazer?

  17. Olá, sou uma rapariga de 18 anos e todos os anos sofro cm este problema na primavera/verão.
    Não sou gorda, faço exercício 3 vezes por semana, não como doces tirando gelado 1/2 vezes por mês, mas ando sempre inchada e cm dores abdominais. Fui já ao médico, fiz todo o tipo de análises e não há nada de mal. Por isso não sei o que pode causar isto, nem sei como resolver.
    Há dias que prefiro nem sair de casa, toda a roupa q me servia, dum dia pro outro aperta-me tudo na barriga. Sinto que engoli um balão ou que estou gravida de 5 gémeos, é de facto horrível….

    A única explicaçao que a médica me deu é que isto tudo pode ser causa de nervos ou stress. Mas isso não parece ser causa suficiente para mim, visto que ando assim durante meses.

    Ao pesquisar na internet, encontrei uma doença que se chama Sindrome do Intestino Irritável, que é um conjunto de sintomas (inchaço; flatulencia, dores abdominais, diarreira ou prisao de ventre etc) e acontece que encaixava em todos os meus sintomas…
    porém nenhum médico me diagnosticou isso.

    Por isso gente, pesquisem sobre a SII, aprendi bastante com isso porém.

  18. Gostaria de tirar uma dúvida…
    Eu ultimamente ando a sentir o meu estômago inchado. parece um balão. As vezes costumo ter um pouco de náuseas.E andei a tomar cortisona durante quase 1 mês. Minha pergunta é se os meus sintomas, e o estômago inchado poderá ser do medicamento.

Deixe um comentário

Preencha os campos obrigatórios *